Alguma vez sentiu como se um aroma a transportasse para um momento do passado? De repente, volta a estar na cozinha com a sua mãe, à volta de formas e massas de bolos, ou a jantar na casa de praia onde passava os verões na infância . Viajar no tempo é possível com a chamada memória olfativa.

O olfato é um dos nossos sentidos mais poderosos já que entre outras virtudes, é capaz de guardar o registo dos aromas das nossas recordações. Um simples aroma pode fazer-nos recordar instantes do passado ou fazer-nos voltar a sentir emoções já vividas.

Recordações olfativas

Cada um de nós tem o seu próprio registo de aromas. É provável que entre os aromas do seu registo particular encontre o aroma daquele bolo que cozinhava com a sua mãe ou do perfume que o seu pai costuma utilizar e que deixava um rasto atrás de si quando saía de casa. São aromas pessoais que fazem parte da nossa memória olfativa.

Porém, também existem aromas que possuem a capacidade de gerar a mesma sensação em muitas pessoas, já que fazem parte da mesma cultura  olfativa.  Um bom exemplo é o aroma a coco. Este está habitualmente relacionado com o verão, já que é um componente habitual dos cremes solares. Algo parecido acontece com o aroma do jasmim. Ambos nos fazem lembrar as férias e as noites de verão. Por outro lado, as recordações de inverno chegam-nos através da castanha, da canela ou do chocolate quente.

Utilize a memória olfativa

Agora que sabe como funciona a memória olfativa, poderá utilizá-la a seu favor. Na Equivalenza contamos com uma ampla variedade de perfumes para ambientar a sua casa. Entre eles encontrará alguns aromas reconhecíveis e usados no nosso quotidiano como o Ambientador de Casa de Coco, o Ambientador de Casa Canela e Laranja ou o Ambientador de Jasmim.

Selecione o ambientador que melhor combina consigo, de acordo com as sensações que queira sentir e criar à sua volta. Por exemplo, poderá utilizar a Vela Oceano no banho para recordar os divertidos momentos na praia ou acender uma  Vela de Flor de Laranjeira durante o jantar para reviver uma noite de verão.

Aproveite os benefícios da memória olfativa e inunde a sua casa de recordações únicas!