De certeza que algum dia, quando menos esperavas, passaste por um lugar ou algo te trouxe um aroma que te deixou nostálgica. O mais normal é que os aromas nos recordem pessoas ou momentos do nosso passado. O certo é que os aromas podem desencadear um leque muito mais amplo de emoções. Se queres saber como nos pode afetar, continua a ler este post.

A explicação científica

Não é uma suposição. Está cientificamente provado que existem conexões entre as regiões cerebrais relacionadas com o olfato e com as emoções.

Em concreto, dentro do sistema límbico, a parte emocional do cérebro por excelência, existe uma região chamada amígdala. Esta faz com que relacionemos aromas e emoções.

Perante um novo aroma, a amígdala ativa-se imediatamente e regista esse aroma na memória, juntamente com uma série de sensações e de recordações. Isto significa que quando voltarmos a perceber esse aroma, ainda que muitos anos depois, o nosso cérebro libertará essa memória emocional, influindo no nosso estado de ânimo, para bem ou para mal.

A aromacologia

Existe inclusive uma ciência dedicada ao estudo da interrelação entre a psicologia e os aromas: a aromacalogia. Este ramo científico mede padrões como o ritmo cardíaco, a atividade do cérebro ou o a transpiração das pessoas perante diferentes cheiros.

Desta forma, comprovou-se que aromas como o jasmim ajudam a relaxar e a aumentar a concentração, o aroma a rosas contribui para baixar o ritmo cardíaco e a pressão arterial diminui com aromas como o neroli ou a valeriana.

Que influência têm os aromas no nosso dia a dia?

No nosso dia a dia temos o nariz tão saturado de aromas que muitos passarão desapercebidos, mas é certo que, se nos sentimos tristes ou mal humorados e não sabemos bem porquê, é possível que estejamos a perceber um aroma que nos traz uma recordação desagradável. Acontece o contrário também: se uma pessoa te atrai especialmente, mas não sabes porquê, é muito possível que o seu aroma esteja relacionado.

De uma forma ou de outra, os aromas têm uma clara influência no nosso estado emocional. Para que este seja positivo, simplesmente, deveremos ter à mão aqueles aromas que nos trazem sempre boas recordações para continuarmos de bom humor. Nas nossas lojas, seguramente que poderás encontrá-los!