Na nossa coleção Les Secrets by Equivalenza queremos destacar ingredientes especiais que se destacam pela sua qualidade, exclusividade e elegância. Por isso, criamos fragrâncias que ressaltam o melhor destes elementos. Se neste post te contávamos as maravilhas do oud e do couro, hoje contamos-te porque o iris e o ruibarbo são tão especiais e estão tão na moda no mundo da perfumaria.

Íris: o aroma da sabedoria

A íris é uma flor preciosa, com tantas variantes e cores como o arco írtis, é daí que vem o seu nome. Apreciada desde a antiguidade, foi símbolo da dinastia egícpcia  e é a flor predilecta dos muçulmanos e dos frances. É o símbolo da eloquência, da fé e da sabedoria.

A iris constitui um dos produtos mais caros do mundo da perfumaria, por isso é usada em fragrâncias de prestígio. Embora a sua flor seja muito aromática, na realidade é a raiz que se transforma em pó e cria este aroma tão especial.

Para a transformação são necessários vários anos. Os rizomas são extraídos de plantas com 3 a 4 anos que depois de limpar-se ficam a secar até 5 anos e é nessa altura que aparece o aroma. Estes rizomas são destilados para criar uma manteiga da qual depois se extrai o iris absoluto.

Mas a que cheira a iris? O seu aroma tem varias facetas, contém notas de violeta e mimota, traz também um toque mais polvilhado, acentos amadeirados e notas de cenoura e framboesa.  Além  disso, traz fixação ao perfume.

Dizem que a sua fragrância exerce influência positiva sobre o comportamento. Experimenta e apaixona-te!

Ruibarbo: a frescura acidulada

O ruibarbo é uma planta que se conhece há mais de mil anos na Rússia e na China, contém propriedades curativas e também se aplica na cozinha para sobremesas e doçaria.

Com algumas semelhantes estéticas com o aipo, do ponto de vista da perfumaria, o seu aroma tem muito caráter e traz um toque único de originalidade e luminosidade.

Esta planta herbácea imprime nas composições um toque de nota verde, frutal, ácida e flora. Tem uma saída muito fresca, o seu aroma é mais vegetal que cítrico e seguramente não irá deixar ninguém indiferente.

É utilizado em muitas fragrâncias de prestígio e é sem dúvida um dos ingredientes “tendência” desta estação,  em que as marcas de perfumaria apostam.